terça-feira, 26 de outubro de 2010

Portugal e a Crise


Crise, recessão económica ou que lhe quiserem chamar.
Agora fala-se muito nisto de apertarmos mais o cinto. Mas e quando não houver mais buracos para apertar?
Não sei muito bem quando começamos a ter memória dos acontecimentos da nossa infância. Devo-me lembrar de alguns micro segundos de quando tinha uns 4 anos. Mas desde que me lembro de mim que me lembro de ouvir dizer que o país está em crise. Portanto, esta palavra já me é muito familiar. Só me leva a crer que nem tudo o que é familiar é bom!
Mas o motivo deste post tem um nome. Ou melhor, um título (que não é meu, é do DN).
«Portugal permanece dos países mais corruptos da Europa!»
Surpresos?!
E continuo.
«Portugal melhorou a sua performance relativamente a 2009, passando de 35.º lugar para 32.º, mas permanece um dos países da Europa Ocidental em pior posição»
Somos corruptos, mas estamos a melhorar a nossa performance, hein?!
(isso de melhorar a performance tem muito que se lhe diga)
Mais uma…
«Numa observação transversal ao longo dos últimos anos há pois uma queda de cerca de meio valor e uma perda de dez posições no ranking. A variação verificada este ano não é significativa, pelo que se pode concluir que Portugal se mantém estável na escala»
Estável parece-me uma palavra muito boa. É amena, tranquila e não causa muito alarido.
Por isso, se estamos estáveis, já não é mau!!
A mim ninguém me tira da ideia que um dos grandes problemas da crise é mesmo a corrupção.
Mas isto sou só eu a falar.

Sem comentários: